3 anos de Itàlia - Muuuuita història pra contar...

Ciao queridos amigos

Que semana maravilhosa essa que passou! Estava eu em Livorno: tinha ido com a Luciana até là, pois ela faria a prova pràtica para o Patente de Guida. Enquanto esperava ela terminar a prova, fui caminhando até a estaçao de trem e sentei-me na praça, onde exatamente 3 anos atràs eu postava sobre a criminalidade (ou falta dela) na Itàlia. Na verdade pouco mais de 3 anos, pois foi no dia 16 de fevereiro de 2007 na minha primeira (e rapidissima) passagem aqui na Itàlia que escrevi no blog - exatamente da mesma praça - como voces podem re-lembrar aqui.

Logo depois, exatamente no dia 12 de junho - dia dos namorados - eu deixava o Brasil definitivamente para vir ao tao sonhado 'pais do nonno' para reconhecer minha cidadania e também buscar uma vida melhor. O que eu nao imaginava era quanto melhor seria minha vida, como seria fàcil minha adaptaçao por aqui no bel paese.

Sentado na Piazza Dante vieram dezenas, centenas de lembranças desde que cheguei. No desespero de colocar tudo no papel para poder contar a voces sai em disparada em direçao à papelaria que tem dentro da estaçao de trem de Livorno e comprei um bloco de papel e uma caneta aproveitando pra descobrir que Portugal tinha acabado de fazer o 6º gol contra a Coréia...

Quanta diferença de tres anos atràs!!! Sim, porque jamais imaginaria naquela primavera de 2007 que poucos anos depois, ao saber o resultado de um jogo soltaria um -BOIA DEH (expressao livornese que em portugues seria o equivalente a NOSSA SENHORA!!!) com a mesma naturalidade e num sotaque toscano inimaginavel...

E quanto tempo nao me sentava num banco de praça a observar as pessoas passando, as crianças brincando, os velhinhos caminhando, enfim o modo italiano de ser! Deitei-me por alguns instantes no banco da praça exatamente como fazia quando cheguei e imediatamente pude perceber como 'tutto é cambiato'.

Hoje nao tenho mais minha velha mochila de guerra, que tanto me serviu como travesseiro!!! Também nao tenho mais a blusa e o touca modelo Chico César que chegaram aqui comigo - hà alguns anos eu doei todas as roupas antigas para a Càritas, òrgao da igreja responsàvel pela distribuiçao de roupas e alimentos às pessoas carentes. Fiz isso em retribuiçao à pròpria Càritas que tanto utilizei quando cheguei. Até as calças estilo "cargo" que eu trouxe e que lembro ter me arrependido por nao trazer calças jeans: tinha lido em algum lugar na internet (um erro que cometia quando cheguei: acreditar em tudo que lia na internet) que no frio as calças jeans congelavam!!! Tao logo cheguei percebi que sò eu nao usava jeans, enquanto TODO MUNDO as usava rsrsrsrs

Olho no relogio: 15:18 e neste momento vem correndo em minha direçao uma garotinha, parando e olhando para a fonte que ficava em frente ao banco onde eu estava sentado. De repente, ela grita para a mae dela: - Mamae, olha quantas tartarugas!!! Tanto a mae quanto eu fizemos a mesma cara de embasbacados pensando: tartarugas nessa fonte safada, que mais parece um esguicho de àgua? Chegamos perto e là estavam elas: pelo menos umas cinco tartarugas nadando tranquilamente alheias a tudo que acontecia do lado de fora.

E nestes tres anos, o que realmente mudou na minha vida???

A primeira grande mudança com certeza foi o conhecimento da lingua italiana! Hoje falo com 'sotaque toscano'. Me lembro que meu sonho quando cheguei era conseguir construir frases com algumas palavras que pra mim pareciam palavroes, como: 'accidenti!', 'comunque', 'dunque', 'addirittura', 'magari'. Também sonhava em aprender o significado de expressoes coloquiais usualmente faladas no dia-a-dia, que dificilmente aprende-se na escola: 'in bocca al lupo', 'che me ne frega', 'ce l'abbiamo fatta', 'me ne sono accorto', 'che te devo di?', 'non me ne importa una sega' e tantas outras que hoje saem naturalmente, que sò vivendo aqui podemos aprender.

E para ajudar os estudos na lingua italiana, copiei uma coisa que achei sensacional do blog do meu amigo Eduardo Sartorato, do lado direito do blog coloco os livros que estou lendo / e os que jà li! O objetivo é terminar este ano com pelo menos 30 livros lidos (em italiano, claro rs).

Outra coisa que mudou radicalmente foi minha visao de mundo. A ideia de civismo, o respeito ao espaço do outro, o planejamento do pùblico ao privado, as relaçoes sociais, tudo isso ainda me deixa fascinado aqui na Itàlia! Concordo com aqueles que criticam e dizem que a Itàlia nao é um pais perfeito, mas é gritante a diferença entre os dois mundos, nao sendo apenas uma questao de geografia!

A cidadania italiana!

Quantos bancos, quantas praças, quantos trens e estaçoes foram testemunhas de històrias divertidas - e outras nem tanto - na minha busca à tao sonhada cidadania italiana! Destes tres anos aqui, vivi praticamente um deles buscando a cidadania e outros dois jà vivendo como cidadao e em dezembro de 2007 escrevi um post chamado "Consegui minha cidadania, e agora?" que eu considero um dos mais importantes textos que escrevi, pois là descrevo que nao basta ter a cidadania italiana: voce deve integrar-se à sociedade italiana!

Poucos meses antes de vir, liguei pro meu pai que mora em Boston - EUA hà mais de 18 anos e pedi a ele algumas dicas, baseado na experiencia que ele tinha fora do Brasil. A resposta foi ràpida: - Misture-se no meio dos italianos e fique longe dos brasileiros!!! Me recordo que fiquei pasmo com a resposta dele, afinal tinha na minha cabeça que seriam os brasileiros que me ajudariam aqui e indaguei isso a ele, que me respondeu - sem qualquer tipo de generalizaçao - que no exterior é muito comum que brasileiros prejudiquem outros brasileiros, - o que infelizmente pude constatar mais tarde tanto aqui na Itàlia quanto em Londres entrevistando diversas pessoas - e me explicou que eu estava fazendo uma coisa que pouquissimas pessoas tinham o privilégio de conseguir: tornar-se cidadao de outro pais!!! Isso significa que voce nao vai ser "um brasileiro que emigrou para a Itàlia" mas sim um "italiano que nasceu no exterior e que retornou à sua terra natal".

Procure nao viver como estrangeiro, lembre-se que voce vai ter diversas escolhas: mas jamais, em nenhum momento reclame do pais que està te hospedando, te alimentando!!! Se nao se sentir bem na Itàlia, mude-se até encontrar um lugar onde voce se sinta bem. Mas jamais reclame, seja sempre grato à Itàlia pela oportunidade que o pais lhe deu de poder escolher, oportunidade que muitos outros povos como os mexicanos, cubanos, brasileiros dariam tudo para ter: valorize o màximo isso!!!

Desde aquele dia meu pensamento era vir e vencer - nao como brasileiro mas sim como italiano que estava retornando às origens! Toda dificuldade que passava lembrava-me que com certeza nao era uma dificuldade maior do que meu antenato passou para chegar e adaptar-se no Brasil, portanto eu teria que enfrentar todo e qualquer dificuldade sempre como um obstàculo a vencer, e hoje vejo que estava certo: sou cidadao italiano reconhecido e respeitado no meio em que vivo!

Um dos momentos mais felizes aqui aconteceu no dia do primeiro (e horroroso) jogo da seleçao italiana neste Mundial de 2010 na Africa do Sul, onde estavam presentes na minha casa muitos amigos italianos, entre eles nao poderia deixar de citar:

Lorena - minha mamma aqui na Itàlia!

Ale, mio fratello italiano!!!

A familia toda reunida na minha casa!!!

Ops, nao entendi muito bem essa comemoraçao do Cleber Arduini na hora do gol da Itàlia! Como vou explicar isso là na ZL?

Luciana - A namorada e sòcia!

Até no plano sentimental nao poderia imaginar as voltas que a vida daria! Como disse essa semana minha amiga Tati Depieri: - quem é a doida que està namorando com voce? Pois é, depois de praticamente levà-la para conhecer toda a Toscana consegui finalmente convence-la e hoje estamos juntos, nao sò sentimentalmente mas também no business!!! E analisando as estatisticas atuais, é uma parceria que està dando mais do que certo: além das buscas e pesquisas de documentos estarem indo de vento em popa, a mudança de estrutura e também de visao e valor de negòcio na Minha Saga fez com que conseguissemos bater ainda mais recordes: como o vigile da Joana, filha da Zilda em apenas um dia, a "salvaçao" do Leandro que estava perdido em Bergamo (voces conhecerao nos proximos posts), as non rinuncias 'the flash' dos consulados de SP e Curitiba, entre tantas outras vitòrias que aos poucos vou contando aqui pra voces!

Eu e Lu numa das andanças por ai...

Saldo positivo!

Fazendo as contas desde o dia 13 de junho de 2007 quando desembarquei no aeroporto de Malpensa - em Milano, nao tenho dùvidas que o saldo é positivo! Relendo o post que escrevi quando completei um ano na Itàlia vejo que realmente sò tenho a agradecer! Agradecer a Deus por me permitir ter saùde para trabalhar, aos meus pais pelos valores que me ensinaram, às minhas filhas que para elas e por elas que trabalho para garantir um futuro melhor.

E agradecer especialmente à todos os amigos, leitores, colaboradores e associados que seguem, escrevem, palpitam e divulgam o blog e também agradecer a todos que tem coragem de me contratar para ajudar na sua pròpria saga :)

Parto agora rumo ao quarto, quinto, décimo, vigésimo aniversàrio aqui na Itàlia, graças a todos voces!!!

Obrigado, obrigado, muito obrigado!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as forças pùblicas italianas: Carabinieri, Polizia di Stato e Vigile Urbano

Agora é OFICIAL - Consulados voltam a legalizar!!!

Coisa estranha