Consegui minha cidadania, e agora?

Ciao amigos

Ha algumas semanas venho colhendo informaçoes e fazendo pesquisas sobre os amigos que conseguiram o reconhecimento da cidadania e como foi o "depois" de pegar a carteira. Infelizmente as noticias nao sao muito boas mas serve como estimulo e liçao para os que virao

Bom, todos nòs sabemos da dificuldade que é ter nossa cidadania reconhecida. Estou aqui faz 6 meses e posso dizer que nao foi fàcil. Ainda nao assinei minha carta mas estou nos procedimentos finais. E o problema é exatamente esse: os amigos preparam-se muito para o processo em si, estuda as circolares, escolhem com cuidado o lugar, procuram a melhor oferta de companhia aerea, so que esquece de outro detalhe tao importante quanto o processo em si: quando for cidadao italiano reconhecido, o que mudarà???

Infelizmente nao é incomum ver amigos com a carta di identità na mao procurando emprego. Ou ainda "novos" cidadaos italianos dividindo espaço em fàbricas com os verdadeiros imigrantes, como os romenos, bulgaros, albaneses, entre outros.

E por que? Porque nao pensou como seria o "after day". Muita festa, muita comemoraçao, mas praticamente todos acordam no dia seguinte, caem na real e vem a pergunta:

- Ok, e agora???? Cosa devo fare????

E descobrem que os dois, tres, quatro ou dez meses foram praticamente perdidos, pois nada mudou: apenas agora tem uma carta di identità.... Allora?

Dentre as dezenas de pessoas que tenho entrevistado - salvo um punhado delas - nao fala absolutamente nada de italiano. E as desculpas sao diversas:

  • Acha que falar ingles é suficiente (aqui, como na França, nao se fala ingles).
  • Nao gostam da Italia, da cultura e da lingua italiana (sim, infelizmente tem gente que pensa assim)

Vejam o exemplo de uma entrevistada:

Chegou aqui em Maio deste ano, e durante todo o processo tinha em mente que iria pra Londres no final. Por isso nao fez nenhum curso de italiano - que sao gratuitos - esteve sempre junto a outros brasileiros e por isso nao entendeu como funciona a vida e cultura italiana.

Resultado: Nao teve dinheiro pra ir pra Londres, esta procurando emprego que nem louca e, vejam o paradoxo: quando chega numa agencia ou empresa, mostra a carta di identità e quando a pessoa percebe que ela nao fala italiano a primeira coisa que pensam é que o documento é falso. Afinal como voce pode ser cidadao de um pais e nao conhecer a propria lingua??????

E outro problema é que neste tempo a pessoa nao preocupou-se em fazer os documentos basicos de um italiano: Codice Fiscale (CPF daqui), Tessera Sanitaria (que sem ela voce nao trabalha) e sequer preocupou-se em cadastrar-se nas agencias de lavoro. Esta fazendo tudo agora, em dezembro onde é uma época pessima para encontrar lavoro.

Entao quero começar a prepara-los para o mercado de trabalho aqui, quero que voces pensem muito sobre isso, e nao deixem pra fazer como 99% dos que estao aqui e pensar somente depois...

Primeiro passo - Codice Fiscale

Por isso, a primeira coisa que voces precisam fazer quando chegar aqui é o Codice Fiscale. Basta ir a qualquer Agencia delle Entrate, com o passaporte e pronto: em 5 minutos te dao o seu numero e em 15 dias chega o cartao na sua casa.

O Codice Fiscale é o documento de identificaçao que voce utilizarà sempre quanto contatar um ente publico ou privado. Exemplo: ao comprar um chip de celular, ao enviar ou receber dinheiro atraves dos correios, entre outros

Para saber onde tem uma Agenzia basta clicar aqui escolher a regiao, depois a Provincia e por fim verificar onde é a Agenzia mais proxima da sua residencia. Relembrando nao precisa nada mais do que o passaporte e o endereço de onde vc morara, para que enviem o cartao.

Segundo passo - Scheda Telefonica

Compre um chip para celular. Aqui chama-se "scheda" (pronuncia-se "esqueda"). Custa 10 euros e ja vem com 5 de credito. Sera importantissimo voce ter seu numero de telefone, pois usara para contatos, busca de emprego, falar com amigos, ligar para o Brasil, entre outros.

Voce tem 4 opçoes:



WIND
Eu brinco que é sempre a escolha dos pobres, pois a maioria tem, e ganha bonus quando ligam de um pro outro rsrsrs Mas é importante porque o custo pra ligar pro Brasil é baixo.

TIM
A maioria que tem a Scheda TIM usa pra conectar a Internet, como é meu caso. A TIM tem um plano que vc paga 20 euros por mes para acessar a internet. Basta ter um telefonino (celular) com a tecnologia UMTS. Aqui um celular com esta funçao custa em media 199 euros. O mais famoso e usado é o N70 da Nokia ou o 6630 tambem da Nokia.

VODAFONE
Recentemente começou a concorrer com as outras operadoras populares, tem bons planos pré-pagos.

3
Particularmente nao conheço ninguem que tenha esta operadora.

E voce pode utilizar seu celular do Brasil aqui. Basta que ele seja desbloqueado (que aceite CHIP de qualquer operadora) e que seja Tri-Band.


Terceiro passo - Curso de Italiano

Nao importa se voce vai pro Afeganistao, pra Etiopa ou pra Dubai depois do seu processo: enquanto voce estiver aqui, o minimo que tem que fazer é se esforçar, independente se voce contratou um assessor ou nao... Importante: nao dependa unica e exclusivamente do seu assessor: afinal voce esta pagando para que ele faça seu processo, cuide da sua residencia e basta! O resto é por sua conta.

Por isso và atè o comune onde voce mora e pergunte como e onde fica o curso de italiano comunale, que é o oferecido pelo proprio comune. Se eles nao souberem, pergunte entao onde é o ufficio di imigrazione, que é o local destinado a ajuda de imigrantes. Todos os comunes tem um, ate os pequenos. Detalhe: Isso faz com que voce ganhe moral no comune, pois mostra que voce realmente tem interesse.

Quarto passo - Biblioteca

Procure a biblioteca comunale. Por dois motivos:

1 - Obviamente pegar livros para ajudar no aprendizado do idioma. Peça sempre ajuda ao bibliotecàrio, explique que voce precisa de livros com historia suaves para o aprendizado. Ou faça como eu e parta logo pra livros mais densos como "La verità del giachio" rsrsrs que conta a historia de um meteorito encontrado pela Nasa e que pode conter vida extraterrestre.

2 - Outro grande motivo para fazer a inscriçao na biblioteca é utilizar a internet gratuita que eles oferecem. Toda biblioteca tem ao menos 2 computadores onde voce pode ver seu emails, procurar emprego, acessar o blog do Saga e outras coisas importantes rsrsrs

Quinto passo - Cadastro no Centro per l'Impiego e Liste di Collocamento

O Centro per l'Impiego é um orgao que auxilia os cidadaos na busca pelo emprego. Acesse o site e verifique o mais proximo da sua residencia. Va ate o Centro e cadastre-se. Eles marcarao um appuntamento di coloquio (entrevista) onde sera definido seu perfil.

Ja a liste di collocamento é outra empresa filiada ao Ministero del Lavoro que auxilia os candidatos a encontrarem lavoro. Acessem o site da Liste de collocamento tambem...

Outras empresas de recrutamento:

Lavoro.org
JobCrawler
Lavoro.it
InfoJobs
ManPower
Bakeca.it

Emfim amigos, espero que ao ler este post, voces tenham tido a seguinte reaçao:

Putz, nao é que eu nao tinha pensado nisso? O que vou fazer apòs minha cidadania...

E preparem-se, preparem-se e preparem-se ok?

In bocca al lupo!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as forças pùblicas italianas: Carabinieri, Polizia di Stato e Vigile Urbano

Agora é OFICIAL - Consulados voltam a legalizar!!!

Coisa estranha