Legalizações - que troço é isso???

Ciao a tutti

O título acima é uma homenagem aos amigos que tem me perguntado exatamente isso. Então resolvi escrever este artigo para desmistificar esse tal "troço".

Selinhos, autenticação, confirmação, legalização... Vários nomes para a mesma coisa. Mas o que exatamente a legalização de documentos.

Todos sabemos que para darmos entrada em nosso processo de cidadania diretamente na Itália precisamos das certidões de todos os nossos antenatos até chegar no "dante causa" ou seja, aquele que nos transmite a cidadania - o italiano!

Vejamos meu exemplo:

Giordano Barbiero - trisnonno - nascido em Padova em 1862 - Italiano (dante causa)
Luiz Barbiero - bisnonno - nascido em Sao Paolo
Briane Barbiero - nonno - também nascido em Sao Paolo
Flavio Barbiero - pai - outro nascido na poluição de Sao Paolo
Fabio Barbiero - este que vos fala (ou escreve)

O primeiro passo é solicitar aos cartórios as certidões de nascimento desse povo todo que nasceu no Brasil. Mesmo que você já tenha aquelas certidões amareladas e caindo aos pedaços terá que solicitar novas certidões. Pra isso volte no tempo e leia o meu post sobre isso: clique aqui para entrar no túnel do tempo...

Depois que você já tem as certidões brasileiras em mãos o passo seguinte é traduzi-las com um tradutor juramentado, ou seja, habilitado e reconhecido pelos consulados italianos. Para saber sobre a tradução clique aqui.

Muito bem, daí vem a parte que muitos não estão entendendo: o que é esta bendita legalização...

legalizar = tornar legal

O consulado quando "legaliza" um documento, está atestando que a tradução e a certidão original emitida pelo cartório brasileiro é verdadeira e pode ser utilizada na Itália.

Então como o consulado faz isso? Ele junta a certidão brasileira, a tradução, cola um selo constando os valores consulares, carimba o documento "atestando" que a tradução está em conformidade com a certidão original e então o funcionário consular assina o mesmo.

Vejam as fotos de um documento legalizado:

O nome do requerente foi apagado e as fotos diminuídas em sua resolução afim de evitar a ação do famoso "jeitinho brasiliano"

E a pergunta que fica é esta: como pode dois carimbos, um selo e uma assinatura demorarem dois meses para ficarem prontos??

Entao apenas para fixaçao:

"sem os documentos legalizados nao è possivel reconhecer o proceso de cidadania na Itàlia, pois os documentos nao terao nenhuma validade e sequer serao aceitos!!!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as forças pùblicas italianas: Carabinieri, Polizia di Stato e Vigile Urbano

Agora é OFICIAL - Consulados voltam a legalizar!!!

Coisa estranha