Dúvidas atuais sobre procedimentos na Itália

Olá amigos

Quero postar aqui algumas coisas pois percebo que as comunidades sobre cidadania estão se perdendo nas informações, devido às mudanças que ocorreram recentemente na Itàlia em relaçao ao permesso di soggiorno.

Me coloco no lugar dos amigos que começaram agora a pesquisar sobre este assunto e confesso que eu também não entenderia nada, pois existem muitas informaçoes erradas pelo "mundo virtual" e isso atrapalha mais do que ajuda.

Em resumo, as perguntas do momento são:
  1. Vale a pena ir agora pra Itália no meio desta bagunça?
  2. Se eu for, como eu faço o permesso de soggiorno?
  3. Qual tipo de permesso eu solicito? O de turismo ou o de cittadinanza?

Vamos là:

  1. Ainda continuo com a mesma opinião: NÃO VALE A PENA ir agora. Espere mais um mês! Tenha em conta que é muito melhor você estar no Brasil gastando em reais do que estar na Itália gastando eu euros. É só fazer as contas de quanto você gastará no Brasil em um mês e quanto gastaria na Itália neste mesmo periodo.
  2. NÃO EXISTE MAIS O PERMESSO DE TURISMO pra quem vai solicitar a cidadania. Como você fará agora? Ao chegar na Itália você tem que fazer uma declaração que você pode baixar aqui . Esta declaração substitui o antigo permesso de turismo.
  3. Você foi na posta e retirou seu kit, certo? A dúvida agora é qual o tipo de permesso que você vai pedir. Você DEVE assinalar a opção 6 - Attesa riacquisto cittadinanza. Depois você deve fazer o seguinte:
  • Modulo 1 preenchido
  • Xerox de todas as paginas do passaporte
  • Comprovante do oficial de anagrafe que foi averiguado teus documentos e que està aquardando o permesso di soggiorno di riconoscimento di cittadinanza para te dar a residencia e a sucessiva cidadania .
  • Colocar dentro o envelope o boleto com borda pequena em cima - no momento de pagar os 27,50 o boleto vem dividido em 3 pedaços um fica no correio o segundo deve ser colocado dentro do envelope o terceiro fica para voce como comprovante de pagamento.

O correio te dará tambem um recibo de 30,00 euros comprovante de pagamento do envelope e por ultimo o comprovante de recebimento com um quadrado cromado em cima no qual esta uma password e um ID com este vc entra no site do correio e ve a posiçao do teu Kit (só na teoria porque na prática não funciona).

Exemplo prático: Caso você seja parado pela policia, eles acessarão o sistema deles e com o teu ID poderão ver o permesso que vc pediu: se for o de Turismo e se já passaram os 90 dias te fazem o Foglio di Via, te convidando para abandonar o pais. Se vc fez o Attesa riacquisto cittadinanza vc podera ficar 1 ano na Itália podendo ser prorrogado até a conclusão da cidadania. Com o permesso de soggiorno na mao vc tera direito a assistencia medica gratuita, trabalhar e pegar o seu Codice Fiscale (CPF) pois sem este vc nao compra nada.

Estes são os documentos pedidos oficialmente, mas recomendo também colocar a carta de ospitalidade, que é o documento que você paga com quem vai te dar a residencia. Caso você tenha alugado uma casa, coloque também o contrato de aluguel que deve ser de mais de 6 meses registrado no Ufficio delle Entrate (custa de media 100,00 euro)

O kit vai te custar 14,63 euros de marca da bollo (selo), 30,00 euros do envelope e 27,50 da expediçao que você deve pagar com o boleto.

Abraços a todos e não se esqueçam: faltam 10 dias pro embarque rumo à Argentina...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo as forças pùblicas italianas: Carabinieri, Polizia di Stato e Vigile Urbano

Agora é OFICIAL - Consulados voltam a legalizar!!!

Coisa estranha